Um grupo de deputados estaduais reúne-se na próxima terça-feira, 22, em Brasília, com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o ministro do Meio Ambiente. Na pauta, as multas aplicadas pelo órgão na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri.
“Vamos representar estas pessoas que estão ameaçadas de perder as suas colocações dentro da Reserva Chico Mendes. Muitos foram multados e notificados para desocupar suas áreas no prazo de 180 dias. Em outros casos, os fiscais chegaram e os trabalhadores não estavam em casa e eles arrombaram as propriedades, deixando as portas abertas”, disse o deputado Antônio Pedro, ao destacar a necessidade de se encontrar uma solução para o problema.
“Falta assistência técnica e orientação aos moradores daquela comunidade. Alguém deveria estar lá para ensiná-los como trabalhar sem cometer crimes ambientais”.
O deputado Chagas Romão (PMDB) diz estar esperançoso com a reunião. Ele espera que, após o encontro, as famílias possam continuar nas terras. “Famílias foram expulsas das terras. Isso me preocupa, pois fico pensando de onde elas irão tirar o seu sustento. Espero que após a reunião possamos manter todos em suas terras. As multas abusivas também nos preocupam. O fato é que precisamos com urgência encontrar uma solução”, finalizou.