O Governo do Acre transferiu o feriado de Tratado de Petrópolis, comemorado quinta-feira, 17 de novembro, para a sexta-feira, 18. Segundo o governo, a mudança na data do feriado estava prevista no calendário do Estado desde o começo deste ano. O expediente na quinta-feira, 17, será normal nas repartições públicas.
A Prefeitura de Rio Branco também aderiu a mudança de data do feriado e os servidores terão folga na sexta. De acordo com o decreto 1.388, publicado na quinta-feira, 10, as atividades “consideradas de natureza essenciais” não sofrerão alterações.
Segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Acre (Seeb/Ac), as agências bancárias também aderiram a mudança de data do feriado. Com isso, os bancos devem funcionar normalmente na próxima quinta-feira, 17.
Além de sexta, os acreanos também irão aproveitar o feriado da Proclamação da República, celebrado na próxima terça-feira, 15 de novembro. Nos dois dias, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais fica a critério dos proprietários.
Sobre o Tratado de Petrópolis
O estado do Acre originalmente era território boliviano e foi anexado ao Brasil com a assinatura do Tratado de Petrópolis, no dia 17 de novembro de 1903. O documento foi assinado como forma de encerrar os conflitos da Revolução Acreana, que ocorriam na região.
Apesar de pertencer à Bolívia, a então região do Acre era ocupada por seringueiros brasileiros em plena época da extração da borracha. A situação gerou conflitos com os bolivianos, donos legais da terra e deu origem a Revolução Acreana, que só terminou em 1903 após a disputa de forças armadas comandadas por Plácido de Castro.
O Tratado de Petrópolis, negociado pelo Barão do Rio Branco, encerrou a tensão na região e formaliza a incorporação do Acre ao estado Brasileiro.