Com o objetivo de apresentar a importância das pesquisas realizadas pela instituição e também incentivar as empresas a continuar fornecendo dados para ajudar a traçar o perfil socioeconômico do setor industrial no Acre, a Fieac realizou, na manhã desta quinta-feira, 17 de novembro, o Café com Empresários.
Durante o evento, o consultor Carlos Estevão Ferreira apresentou as novas ferramentas e estratégias de pesquisa para o próximo ano. Ele explicou que as empresas receberão um boletim personalizado com seus resultados, para que possam analisar como está sua situação no mercado; as pesquisas serão totalmente online e mais enxutas e a CNI disponibilizará uma plataforma para as Federações lançarem informações sobre as empresas.
Segundo ele, a ideia do encontro é para agradecer as empresas pelo fornecimento dos dados e mostrar o que a Fieac faz com as informações coletadas. “Fazemos a pesquisa com o intuito de conhecer as indústrias e para que a Federação possa exercer com qualidade e eficiência uma de suas funções principais, que é a de defender os interesses do setor e promover informações para a sociedade”.
Na ocasião, foi entregue aos representantes das empresas uma placa em forma de agradecimento ao serviço prestado. O empresário Marco Aurélio Nobre, da Elite Engenharia, destacou a importância da realização das pesquisas e da parceria entre Fieac e empresas. “Gostaria de parabenizar a Fieac pela iniciativa de promover esse encontro, acredito que é muito importante estreitar essa relação que vai somar forças para ambas as partes e é muito gratificante ver as empresas sendo valorizadas”.
Nobre ressaltou ainda que a pesquisa é um diferencial, pois evidencia a realidade do estado. “O Acre está muito distante dos grandes centros e a logística para trazer matéria-prima é bem complicada, o que acaba influenciando nos preços dos serviços que oferecemos. Então essa pesquisa vem para consolidar essas informações e mostrar para a população as dificuldades enfrentadas pelas empresas”.
Para o empresário Aristeu Sá, da Editec Edificações, as pesquisas são importantes para o setor da construção civil, pois mantém todos atualizados com preços e números de empregos. “Tendo um maior número de dados e informações, a tomada de decisão se torna mais simples e menos prejudicial para a empresa”.
O presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, agradeceu as empresas e enfatizou que esse momento é o início de um trabalho de reconhecimento da colaboração que as empresas têm dado ao setor industrial. “A proposta da Federação das Indústrias e da nossa gestão é procurar valorizar o tempo que vocês se dedicam a nos prestar essas informações e queremos socializar o quanto isso é importante para a instituição. O ideal é que tivéssemos uma forma de nos comunicar com mais facilidade porque esperamos potencializar essa relação para que possamos avançar com essas informações. Ou seja, cada vez mais conseguirmos coletar mais dados para podermos ter informações sempre atualizadas das situações que nos encontramos”.
Ele explicou que a instituição está estudando uma proposta de oferecer descontos nos serviços prestados pelas instituições do Sistema Indústria para as empresas parceiras. “As nossas preocupações são sempre de valorizarmos cada vez mais, e temos outras propostas para estimular as empresas a continuarem nos ajudando para que tenhamos informações mais consolidadas e precisas”, concluiu.