Chega nesta quinta-feira, 3, uma forte frente fria chega, com ventos intensos, ao Acre, Rondônia, Mato Grosso, sul e sudoeste do Amazonas, na Bolívia e no sudeste do Peru, prevê o pesquisador meteorológico, Davi Friale, através do site O Tempo Aqui.
O tempo deve ficar fechado e frio, com céu encoberto, chuvas a qualquer hora e ventos intensos de sudeste, na maior parte do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso e do sul e sudoeste do Amazonas.
Apesar de forte a frente fria, a onda de frio, que vem atrás, será fraca, mas o suficiente para derrubar a temperatura durante o dia. No leste e no sul do Acre, a temperatura mais alta, nesse dia, deve ficar abaixo de 24°C, porém, devido aos ventos intensos e ininterruptos que estarão soprando, a sensação será inferior a 15°C, semelhante ao ocorrido na última quinta-feira, dia 27 de outubro, quando da incursão de ar polar.
Os ventos intensos vão soprar até por volta do próximo sábado, mas o tempo deve ficar bom, sem chuvas, entre sexta-feira e domingo, no Acre, em Rondônia, no sul e sudoeste do Amazonas, na Bolívia e no sudeste do Peru.
Esse fenômeno não é tão comum, mas em novembro já foi registrada, oficialmente, temperatura de 14,4°C, em Rio Branco. Foi em 1980, no dia 11 deste mês. De lá para cá, já houve vários registros oficiais, neste mês, de mínimas compreendidas entre 15 e 18ºC na capital acreana.
As temperaturas mínimas deverão oscilar entre 16 e 19°C em algumas cidades, como Rio Branco, Brasileia, Xapuri, Assis Brasil, Sena Madureira, Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena, Cuiabá, Cáceres e Boca do Acre.