Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lixo, roubo de motos e candidatos surpresos pelo tema da redação marcaram o Enem em Rio Branco

 O final de semana mais importante do ano para mais de 60 mil candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foi marcado pelo acúmulo de lixo nos portões das escolas e faculdades que serviram como local para a aplicação das provas.

Garrafas, copos, sacolas e sacos com lacre usados para guardar objetos foram alguns dos tipos de lixo jogados pelos candidatos. Para limpar os locais, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) realizou uma operação com pelo menos 18 funcionários na manhã desta segunda-feira, 6.

No Acre o Enem foi aplicado em 147 locais distribuídos em 17 cidades do Acre, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este ano, o exame teve abstenção de 30% dos candidatos, repetindo a média dos últimos anos.

Além disso, em todo país foram eliminados, nos dois dias de prova, 768 candidatos por descumprimento de regras do edital, por portarem objetos encontrados por detector de metal e por se recusarem a realizar a biometria. Foram cinco emergências médicas e 22 interrupções de prova por falhas na rede elétrica.

No sábado, 5, no primeiro dia de provas foi registrado o furto de duas motos na escola Humberto Soares da Costa. Pouco tempo depois, as duas motocicletas foram recuperadas pela polícia e os ladrões não foram encontrados.

Mas, a grande surpresa ocorreu na sala de aula. Muitos candidatos se mostraram surpresos com o tema da redação que foi ‘Intolerância Religiosa’. Alguns chegaram até a apostar em temas como corrupção ou o desastre ambiental de Mariana, que completou um ano recentemente, comentou o candidato Marcos Silva.

“Achei bastante difícil as questões de Matemática. Só que o tema da Redação foi bem atual também. Deu para escrever. Estou na esperança de atingir uma boa pontuação”, comentou Marcos.

Ainda sobre o tema da redação, o mestre em educação, especialista em gestão escolar e professor de língua portuguesa Marcos Luís, acertou o tema do Enem. Essa é a terceira vez que o palpite dele é certeiro. Ele conta que antes de começar as aulas faz um estudo minucioso para saber assuntos que sejam de cunho social.

“É importante que o professor analise as temáticas sociais e esteja atento a tudo que está acontecendo. Gosto de fazer uma análise da problemática que está sendo de domínio público. Na verdade, acerto há três anos seguidos o tema do Enem, sempre está entre os quatro possíveis temas. Mas, para conseguir isso, estudo, pesquiso em revistas, jornais, enquetes, e daí escolho os que poderão cair”, disse.

Luís dá aulas há 22 anos comentou que havia abordado esse tema em junho, julho e na última aula de revisão, na quarta-feira, 2, antes do Enem.

O gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na quarta-feira, 9, segundo divulgou o Inep. Após a divulgação do gabarito, os candidatos devem esperar a divulgação das notas, que será feita em 19 de janeiro.

Foto/G1-AC
Foto/G1-AC

 

Sair da versão mobile