Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nelson Sales denuncia crise no centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre

 O líder do Partido Verde na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nelson Sales, denunciou na manhã de ontem, 22, durante a sessão ordinária, uma suposta crise no centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre). Ele destacou que a unidade possui apenas quatro bolsas de sangue O+ disponíveis no estoque.

Outro ponto questionado pelo deputado diz respeito à falta de material na unidade. “Falta de material para análise de sangue do Hemoacre. Conversei com dois funcionários do Hemoacre e fui informado de que seria jogado fora um grande número de bolsas de sangue por falta de material para a análise. E agora outro lote de sangue coletado corre o risco também de ser descartado por dos kits de análise’, disse.

Sales frisou que os últimos exames teriam sido realizados por kits doados pelo Estado de Rondônia. “A informação que se tem é que os fornecedores locais estão se negando a entregar o material por falta de pagamentos dos que já foram entregues. Pelo o que nos foi informado pelos funcionários do Hemoacre, não vai ter nem a programação tradicional, pois não nem kits e falta até alimentos que costumamos oferecer aos voluntários logo após eles fazerem a doação”, lamentou o deputado ao afirmar ainda que por conta dos problemas, o diretor do órgão teria pedido demissão na noite da últim segunda-feira, 21.

Quanto à falta de kits na unidade, o secretário de Saúde, Gemil Júnior, negou a informação. Ele explica que o correu apenas um breve atraso, mas a situação já foi normalizada.

“Houve um atraso, mas a entrega foi normalizada e já foi feita por um dos nossos fornecedores. A respeito de termos feito empréstimo de outro estado isso é normal um estado ajudar o outro”, disse.

 

Sair da versão mobile