O presidente Barack Obama disse ontem, 9, que está pronto para receber o presidente eleito Donald Trump na Casa Branca hoje, 10, para assegurar uma “transição bem sucedida entre nossas presidências”. Em um comunicado à imprensa na Casa Branca Obama disse: “Estamos agora torcendo para que [Donald Trump] tenha sucesso em unir e liderar o país”.
Em um telefonema a Trump, mais cedo, o presidente Obama o convidou para uma visita amanhã à Casa Branca. Hillary Clinton, a candidata derrotada pelo Partido Democrata, também foi convidada.
O secretário de imprensa da Casa Branca, Josh Earnest, disse que o presidente Obama expressou “admiração” pela forte campanha empreendida por Hillary Clinton em todo o país.
Artistas também reagiram à vitória de Trump. Lady Gaga publicou uma foto em preto e branco em que segura um cartaz com a frase: “O amor vence o ódio”.
A cantora americana escreveu: “Eu quero viver num país gentil. Ele, Trump, nos dividiu de maneira tão descuidada. Agora vamos cuidar uns dos outros”.
Mark Ruffalo, ator de filmes como ‘Spotlight’ e ‘Hulk’, escreveu: “Sabe o que fazemos agora? Terminamos. Nós terminamos de construir o que nós começamos. E nós temos que lutar contra. Ergam suas cabeças irmãos e irmãs”.
J.K. Rowling disse que todos precisam “seguir juntos”: “Temos que nos unir pelos mais vulneráveis. O discurso de ódio não pode ser algo normal”, escreveu a autora da saga Harry Potter. O diretor Adam McKay, de “A grande aposta”, disse que “o maior derrotado é a raça huamana”.