Um anúncio de venda em um grupo do Facebook chamou a atenção dos seus membros. O servidor público, Dolmar Cavalcante, de 37 anos, anunciou a venda de uma arcada dentária de um animal pré-histórico.
Cavalcante encontrou o fóssil há dois anos durante uma pescaria no Rio Juruá, no município de Marechal Thaumartugo. Ele quer vender a peça para consertar o carro e ganhar um dinheiro extra.
Segundo o servidor público, essa não é a primeira vez que ele divulga a venda da peça pré-histórica, que pesa aproximadamente 10 quilos. Há algum tempo, ele recusou uma oferta de um colecionador de fósseis do município.
Ainda segundo Cavalcante, não há um preço estipulado para a peça. O interessado deve fazer sua proposta e ele irá analisar.
De acordo com o doutor em paleontologia, Jonas Filho, a arcada dentária é de um mastodonte, elefante primitivo. Ele destaca que a peça não é inédita, e que é proibida a “Exportação e Transportação e Transferência Ilícitas dos Bens Culturais”, segundo o decreto nº 72.312.
A recomendação do doutor, em caso de encontrar fósseis, é informar a Universidade Federal do Acre (Ufac) em Rio Branco ou Cruzeiro do Sul, para que paleontólogos qualificados possam remover o material sem danificar a peça e dificultar sua interpretação e estudos.(Com informações portal G1/ Acre)