Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tudo pronto para o Enem 2016

 Para o final de semana para importante do ano, a estudante Camila Silva diz que a preparação foi intensa e agora o que resta é cansaço e ansiedade pelas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ocorrem neste sábado, 5, e domingo, 6. Devido o horário de verão, o Acre é o único estado a abrir portões às 9h para candidatos.

Os portões serão fechados às 10h e as provas vão iniciar às 10h30 em todo o estado. O certame teve a inscrição de 64.947 mil acreanos. Sendo que 6.305 devem fazer as provas para concluir o ensino médio. O número de inscritos é pouco mais de 15% maior que o registrado em 2015, quando o Inep contabilizou 56.244 candidatos no estado.

Camila já sabe onde vai fazer a prova, fez o percurso, já preparou documento de identificação, as canetasesferográficas de cor preta e corpo transparente além de água e lanche.Os educadores recomendam lanches leves e frutas. “Um aluno com fome ou muita sede não vai conseguir ficar quatro horas e meia concentrado na prova para terminá-la de forma adequada”, aponta o professor Sílvio Gomes.

Vale ressaltar que neste ano, o Ministério da Educação informou que vai fiscalizar o lanche dos estudantes.

Lembrando que no primeiro dia, 90 questões de múltipla escolha para serem respondidas em quatro horas e 30 minutos. No segundo dia são mais 90 questões e a prova de redação, e o tempo aumenta para cinco horas e 30 minutos.

Os gabaritos das provas devem ser divulgados na quarta-feira, 9, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ao todo, o Enem teve 9,2 milhões de inscritos nesta edição. Na história do exame, de acordo com o Inep, o número é o segundo maior, ficando atrás apenas de 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram.

MEC altera data de aplicação de Enem prisional

Os Candidatos ao Enem enquadrados na condição de pessoas privadas de liberdade (PPL) e de jovens sob medida educativa têm nova data para fazer as provas. Conforme edital publicado nesta sexta-feira, 4, os exames serão realizados em 13 e 14 de dezembro, terça e quarta-feira, nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos de cada unidade da Federação.

Participam das provas os estudantes indicados pelas instituições que firmaram termo de adesão, responsabilidades e compromissos com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério Educação responsável pela organização do exame.

Os responsáveis pedagógicos de instituições de administração prisional e socioeducativa terão acesso aos resultados e serão encarregados de divulgar, aos inscritos, as informações relativas às provas, bem como encaminhar os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação superior.

Na edição de 2015, foi de 45.582 o número de inscritos com algum tipo de restrição de liberdade. Este ano, o Inep registrou 54.347 inscrições para as provas, que serão aplicadas em 1.290 unidades prisionais de todo o país.

No primeiro dia, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração total de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, serão avaliados os conhecimentos em linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira — inglês ou espanhol —, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), redação e matemática, com duração total de 5 horas e 30 minutos.

 

Sair da versão mobile