Atenção aos motoristas que gostam de ficar de blá blá blá no celular ao volante! Entrará em vigor, a partir de hoje, dia 5 de novembro, a nova lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que vai transformar a infração por manuseio de celular na direção de veículos, até então considerada média, em gravíssima.
Com o reajuste no valor de multas que está em vigor desde o início do mês, quem insistir em violar a norma sentirá no bolso. Após o aumento das multas, foi anunciado em maio. Com isso, os valores aumentaram de R$ 88 (infração leve) a R$ 293,47 (gravíssima). Além disso, o condutor perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Utilizar o celular é muito perigoso, alertam as autoridades de trânsito. Tem gente que acha que dá para dividir a atenção entre o trânsito e os aplicativos de mensagens e as redes sociais. O problema é que a pessoa distraída acaba se desconectando do que acontece ao redor. É como se o motorista tivesse um apagão ao volante, que pode durar até 10 segundos.
E esse tempo é o suficiente para causar um acidente. Com o carro a 60 km/h, o deslocamento é de 17 metros por segundo. No final, o motorista terá percorrido 170 metros sem ver o que está acontecendo à frente.
A lei aponta que o condutor pode ser multado manuseando mesmo que esteja parado no semáforo. “Com a chegada dos smartphones, o uso do celular passou a ser muito comum no trânsito. É uma situação muito complicada, pois existem vários aplicativos de mensagens e as pessoas utilizam bastante o que tem provocado muitos acidentes. Em alguns institutos de pesquisa eles até equiparam a situação a dirigir sobre influência de álcool”, diz o procurador jurídico do Detran, Fábio Eduardo.