Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cabelereira mata gato a pauladas dentro de mercado municipal em Rio Branco

O Mercado Aziz Abucater foi palco de uma barbárie. Uma cabeleireira, ao perceber que um gato teria subido no forro do seu estabelecimento, teria o agredido com um cabo de vassoura. A ação foi filmada e já contabiliza mais de 49 mil visualizações e 515 compartilhamentos nas redes sociais. O fato ocorreu na última sexta-feira, 9.

As imagens mostram o animal agonizando. Por conta da repercussão sobre o vídeo, a associação de proteção aos animais Patinha Carente protocolou uma representação, na segunda-feira, 12, no Ministério Público do Acre (MP/AC).

A denúncia foi recebida pela promotora de Justiça, Meri Cristina Amaral Gonçalves, que informou a instauração de um procedimento criminal, que será encaminhado para o Juizado Especial Criminal, conforme determina a Lei 9.605/98.

De acordo com a promotora, a mesma denúncia foi feita por várias pessoas que utilizaram os mais diversos meios de comunicação.

“Entendo que isso indica o grau de indignação das pessoas ante a situação, e merece uma resposta à altura, porém, dentro do que determina a legislação ambiental.
Gostaria de assegurar que o encaminhamento para penalizar a conduta criminosa será dado, e com brevidade”, destacou Meri Cristina, através de um comunicado oficial.

A lei em que a promotora se refere, prevê em seu artigo 32 que quem praticar abusos, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos e exóticos, pode pegar pena de três meses a um ano de prisão e pagamento de multa, em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada.

Sair da versão mobile