A desembargadora Denise Bonfim presidirá o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) no biênio 2017-2019. Ela foi escolhida por unanimidade durante a 19ª sessão extraordinária do Tribunal Pleno Administrativo, nesta sexta-feira, 9. A cerimônia de posse está prevista para fevereiro de 2017.
O desembargador Francisco Djalma será vice-presidente. A desembargadora Waldirene Cordeiro ocupará o cargo de corregedora do TJ/AC. Um dos critérios de escolha é a antiguidade dos membros da Corte. A Reeleição é proibida, até que se esgotem todos os nomes da ordem de antiguidade.
Após a eleição de Denise Bonfim, os servidores da instituição em greve há quase dois meses comemoraram o resultado com fogos na entrada do prédio. Ela foi empossada como desembargadora do TJ/AC no dia 27 de julho de 2012.
Natural de Rio Branco, a desembargadora é graduada em Letras Inglês e em Direito, pela Universidade Federal do Espírito Santo e Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha/ES respectivamente. Possui MBA em Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas.
Sua trajetória da magistratura acreana começou em 1993, quando foi empossada no cargo de juíza de Direito da Comarca de Rio Branco. No ano seguinte, atuou na 4ª Vara Criminal da Comarca da Capital e chegou a responder pela Comarca de Sena Madureira.
Durante sua trajetória como magistrada, respondeu, ainda, pelas 4ª e 5ª Varas Criminais de Rio Branco, pela 2ª Vara Cível, e pelo Juizado Especial Cível, todas as unidades da Capital. Atuou, ainda, no Juizado Especial Criminal da Capital e nas Comarcas de Capixaba, Acrelândia, Plácido de Castro e Senador Guiomard.