Em nova pesquisa Datafolha, divulgada na segunda-feira, 12, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece na liderança em todos os cenários de primeiro turno da disputa pela Presidência da república em 2018.
O ex-presidente, que já liderava no último levantamento do instituto, realizado em julho, ampliou a sua vantagem nas simulações.
De acordo com a pesquisa, Lula venceria no segundo turno todos os três potenciais candidatos do PSDB, Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra, mas perderia para Marina Silva.
Em um cenário contra o senador Aécio Neves (PSDB/MG), Lula teria 25% das intenções de voto e o tucano, 11%. Com esse resultado, o mineiro fica atrás também da ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade), que aparece com 15% das intenções.
Contra Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, Lula tem 26%.
Lula também venceria em todos os cenários de segundo turno, com exceção de uma eventual disputa com Marina Silva. Nesta simulação, a ex-senadora teria 43%, contra 34% do petista.
Os três potenciais candidatos do PSDB – Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra – não venceriam em nenhum dos cenários analisados pelo Datafolha.
Rejeição
A pesquisa também aponta que Michel Temer passou a ocupar o primeiro lugar no ranking de rejeição para o primeiro turno das próximas eleições. O percentual de entrevistados que não votaria em Temer em nenhum cenário saltou de 29%, em julho, para 45%.
A taxa de rejeição de Lula é de 44%, para o Datafolha. O terceiro posto na pesquisa sobre rejeição é ocupado por Aécio, que oscilou um ponto para cima, para 30%. (Com informações Jornal do Brasil)