X

Matadouro que abatia animais a marretadas é fechado em Manoel Urbano

 Após um relatório que apontava várias irregularidades, o abatedouro municipal de Manoel Urbano foi fechado. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), o matadouro abatia os animais a marretadas e não possuía câmara fria para guardar a carne. O local foi interditado nesta terça-feira, 21, e não deve voltar a funcionar.

Ainda segundo o órgão, o relatório técnico foi solicitado pelo Ministério Público do Acre (MP/AC) após várias denúncias. O matadouro que existe há mais de 30 anos não possuía condições sanitárias exigidas por lei, além de estar localizado próximo de várias casas.

O promotor de Justiça Carlos Pescador visitou o abatedouro e afirma que a situação era “bem feia e desumana”. Ele diz que o MP/AC deve ajuizar uma ação para interditar o local judicialmente.

“Existe um acordo com o MP/AC com a prefeitura em 2013 para fazer melhorias no local, mas chegamos à conclusão de que isso não pode ser feito naquele lugar específico”, falou o promotor.

Agora, um frigorífico do município de Sena Madureira deve abastecer a cidade com carne. Carlos explica que um acordo deve ser feito com os representantes do município vizinho para evitar o aumento no preço da carne.

Além dos consumidores, os pequenos produtores, que abatiam duas ou três cabeças de gado por mês, vão ser prejudicados. Por isso, o MP/AC também deve tentar um acordo com o novo frigorífico. “Deve ser feita uma reunião com representantes do município para ver de que forma podem ajudar essas pessoas”.

 

A Gazeta do Acre: