A Polícia Federal do Acre deflagrou ontem, dia 19, a Operação Mustache. Foram cumpridos 18 mandados, sendo 8 mandados de condução coercitiva e 10 mandados de busca e apreensão em todo o Estado.
A Operação visa desarticular suposta associação criminosa constituída para a prática habitual e periódica de caça de onças e outros animais silvestres. No decorrer das diligências, foram obtidas informações de que o grupo investigado possa ter matado centenas de onças, dentre elas algumas listadas como ameaçadas de extinção, a exemplo da onça pintada e da onça parda.
Uma rinha de galo também foi desmantelada, resgatando mais de 140 das aves. Foram apreendidos cerca de 42 kg de carne de caça.
Os suspeitos (empresários e caçadores), ao que tudo indica, teriam cometido os crimes apenas por hobby. Eles serão indiciados por falsidade ideológica e associação criminosa, com um agravante nas penas por envolveram a caça de animais silvestres em extinção.
Durante a consecução de medidas investigativas, verificou-se que os investigados, muitas vezes, referiam-se às onças como ‘bicho de bigode’, razão pela qual a operação foi batizada de Operação Mustache (bigode em inglês). (DA REDAÇÃO, com informações da Assessoria da Polícia Federal no Acre)