O prefeito da capital acreana, Marcus Alexandre (PT), reeleito nas eleições municipais de 2016, foi diplomado ontem, dia 19, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A solenidade aconteceu no teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Na oportunidade, o prefeito reafirmou seu compromisso com a população. “Mais uma vez reafirmou meu compromisso com a população de Rio Branco. Daremos continuidade ao trabalho iniciado há quase 4 anos. Ao longo desse tempo, enfrentamos grandes desafios, como a alagação, crise política nacional, seca. Mas temos grandes resultados a comemorar. Trabalharemos dobrado nos próximos anos”, disse.
Câmara Municipal – Os 17 vereadores que farão parte da próxima legislatura também foram diplomados na tarde de ontem. Com uma renovação de 70%, apenas os vereadores Manuel Marcos (PRB), Artêmio (PSB), Antônio Morais (PT), Cézio Moreira (PSDB) e Lene Petecão (PSD) retornam ao parlamento municipal.
Embora tenha sido expressiva a mudança, a base de apoio ao prefeito Marcus Alexandre continua em maioria, contando com 12 vereadores. A oposição terá apenas 5 parlamentares.
O PT terá a maior bancada da Casa, com quatro vereadores: Rodrigo Forneck, Jakson Ramos, Antônio Morais e Dankar. Seguidos do PSDB e PSL, ambos com dois vereadores.
Presidência da Casa – As articulações em torno da presidência da Câmara de Rio Branco já iniciaram. Entre os nomes mencionados para disputar a cadeira estava o do atual presidente Artêmio Costa (PSB) e do vereador Manoel Marcus (PRB), sendo que este segundo aparece como o grande favorito para assumir o comando do parlamento municipal.