A abertura da sétima edição do Projeto ArteCura ocorreu na Policlínica Joseh Alexandre, no Tucumã, nesta quarta-feira, 14. Ao longo dos três meses de duração, o projeto tem o objetivo de promover, por meio da arte e da sensibilização, atividades que contribuam para a qualidade de vida dos pacientes, acompanhantes e servidores dentro do ambiente hospitalar.
Através do ArteCura, teatro, música, contação de histórias são levados para dentro das unidades hospitalares. Oferecendo momentos divertidos que são comprovadamente benéficos para qualquer tratamento de saúde.
Nesta edição, o projeto será realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral. A gerente Geral da UPA Franco Silva, Ana Carla Clemente, destaca que além de tratar o paciente dando a melhor assistência, eles tentam trabalhar de forma mais subjetiva levando um pouco de alegria para os pacientes.
“Esse trabalho de humanização tem sido realizado não só com atividades como o ArteCura mas também temos trabalhado para mudar um pouco a questão da ambiência e da forma de tratamento”, declarou.
O programa é desenvolvido pelo governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), por meio da Secretaria Adjunta de Pessoas e Humanização (Humanização).
A titular da SGA, Sawana Carvalho, ressaltou que o projeto pretende levar alegria para os pacientes e servidores.
“A aceitação da população fez com que a Humanização trouxesse o ArteCura para a UPA Franco Silva, para estarmos finalizando o ano nesse espírito natalino trazendo felicidade, paz, saúde para os usuários da unidade”, afirmou.
O Artecura já passou pelo Hospital do Idoso, Instituto de Nefrologia do Hospital das Clínicas, Hospital do Câncer, Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Policlínica Joseh Alexandre, Maternidade Bárbara Heliodora e Hospital da Criança.