X

A nova emissão da CNH trará mudanças no visual do documento e no preço da emissão

 Com mais itens de segurança, o novo formato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estará disponível aos condutores. Vale ressaltar que as mudanças serão válidas para os novos documentos, com isso os condutores não precisam fazer a troca. Além disso, os procedimentos para obter a habilitação permanecem os mesmos. O que muda é o visual do documento e o valor cobrado para emissão.

O valor aumentou de R$ 45,80 para emissão do documento definitivo, segunda via ou permissão para R$49,08.

As carteiras atuais serão reconhecidas até a validade ou até que o condutor solicite alguma alteração de dado. A mudança traz novas cores e itens de segurança, bem como a tinta azul esverdeada da tarja, localizada no topo do documento, que passará a ser preta.

A impressão continua em alto relevo, e a tarja passa a ter o mapa do Estado responsável pela emissão da CNH, do lado direito.

Além disso, no alto do lado esquerdo, sob o Brasão da República, a imagem do mapa do Brasil passa a ser impressa com tinta especial de segurança que dificulta a falsificação.

Todo o fundo do documento vai ficar mais amarelado, e alguns elementos gráficos, como números, poderão ser conferidos com o uso de luz ultravioleta.

Para redobrar a segurança e evitar fraldes, o documento terá o código de Registro Nacional, o número do Espelho da CNH e, por último, o número de Formulário do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

A Gazeta do Acre: