7 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

7 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Angelim: “que a Amac não se desvirtue de sua missão por disputas partidárias”

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
30/01/2017 - 16:54
Manda no zap!CompartilharTuitar

Preocupado com os rumos da Associação dos Municípios do Acre (Amac), o deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC), responsável pela criação da instituição quando foi prefeito de Rio Branco, manifestou opinião, após o pleito realizado esta semana. Para ele, os municípios do Acre não podem ser prejudicados por disputas partidárias.

“Foi com o propósito de suprir as demandas das prefeituras, especialmente nas áreas do planejamento urbano, saneamento, infraestrutura, dentre outras que propus a criação da AMAC e a extinção das entidades APA [Associação dos Prefeitos do Acre] e FPA [Frente dos Prefeitos do Acre], até então existentes e que eram integradas por prefeitos da “oposição” e da “situação”, respectivamente, pois num estado com apenas 22 municípios, a meu juízo, não se justificava a existência de duas entidades que, ao invés de cumprirem a missão de apoiar as gestões municipais, reproduziam internamente a disputa política local e sob o ponto de vista técnico e de viabilização de recursos para investimentos nas cidades se mostravam fragilizadas”, lembrou.

Depois de conseguir aceitação unânime de sua proposta por todos os prefeitos, à época, Angelim presidiu a Amac desde o início de sua gestão e durante os oito anos em que foi prefeito da Capital.

“Tive a ousadia de propor que evitássemos contaminar a nova entidade com disputas político partidárias e o mesmo tratamento seria dado a todas as 22 prefeituras, no atendimento de suas demandas. Nosso compromisso era dotar as gestões municipais do suporte técnico necessário para elaboração de projetos, de carta consulta,atendendo, enfim, às necessidades dos municípios no tocante a captação de recursos nos diferentes órgãos dasadministraçõesestadual e federal, e junto aos órgãos de financiamento”, destacou.

De acordo com Angelim, esse suporte da Amac era e ainda é cada vez mais indispensável para o desenvolvimento das cidades acreanas. “Um dos segredos da boa gestão é se conseguir uma competente equipe de técnicos nas mais diferentes áreas e isso está cada vez mais distante da realidade local devido às condições financeiras das prefeituras para a contratação. Isso acontece namaioria dos municípios brasileiros, notadamente de médio e pequeno porte, como no caso do Acre, pois se de um ladorecursos disponíveis são parcos, além do excesso de pessoal já existente, por outro lado, há uma carência de profissionais nessas localidadeso que se soma ao fato de que os salários oferecidos são, na maioria aquém do de mercado”, avaliou.

Nesse sentido, Angelim reitera a essencial importância da Amac, consolidada em sua gestão como uma das entidades municipalistas mais respeitadas do país, tendo sido reconhecida publicamente em nível nacional pela Associação dos Municípios Brasileiros (AMB), por exemplo.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Foram muitas as conquistas. Com apoio da Bancada Federal, através de emendas parlamentares, e da Prefeitura de Rio Branco – que contribui com aproximadamente 50% da receita da instituição e a que menos demanda os seus serviços, visto que dispõe de técnicos em seu quadro próprio – construímos uma sede própria. Além disso, aviabilização da documentação e projetos referentes a Emendas de Bancada e de Parlamentares foi certamente a grande conquista da entidade e das gestões municipais”, ressaltou.

Considerando tais questões e o processo eleitoral pelo qual passou a AMAC, Angelim reconheceu a condução competente realizada pelo prefeito Marcus Alexandre, nos últimos quatro anos e se disse preocupado com os rumos da instituição. “Faço um apelo para queos atuais gestores municipais usem de bom senso e cuidem bem dessa Associação, não desvirtuem de suas finalidades, evitem contaminá-la com as disputas partidárias, pois seu maior capital é sua competência técnica e credibilidade, duramente conquistada e se vier a perdê-la, o grande perdedor será a população de nossos municípios, que pagam seus impostos e querem o melhor para suas cidades”, concluiu.

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Carreta que transportava combustível explode na BR-364 e motorista morre queimado

Próxima Notícia

PRF encontra mais 45 kg de cocaína em fundo falso de caminhonete em Xapuri

Mais Notícias

Bocalom define data para conclusão de mais de mil casas populares em Rio Branco
4º destaque

Prefeitura cria comissão para credenciar empresas que vão fornecer painéis de madeira para casas populares

07/07/2025
Quatro são presos sob suspeita de sequestro e assassinato; corpo ainda não foi encontrado
3º destaque

Quatro são presos sob suspeita de sequestro e assassinato; corpo ainda não foi encontrado

07/07/2025
Começa audiência pública na Aleac para debater LDO com previsão de orçamento de R$ 12,4 bilhões para 2026
2º destaque

Começa audiência pública na Aleac para debater LDO com previsão de orçamento de R$ 12,4 bilhões para 2026

07/07/2025
Prazo para empresa excluída do Simples regularizar situação acaba hoje
Geral

Plácido de Castro lança Refis Municipal 2025 com até 100% de desconto em juros e multas

07/07/2025
Servidores estaduais começam a receber salário de março nesta semana; veja calendário
Destaques Cotidiano

Lei reajusta salários de cargos comissionados de Câmara Municipal

07/07/2025
Já verificou o prazo de validade da sua CNH? Veja como renovar o documento
5º destaque

Detran-AC notifica motoristas sobre suspensão da CNH por infrações graves; Veja nomes

07/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
PRF encontra mais 45 kg de cocaína em fundo falso de caminhonete em Xapuri

PRF encontra mais 45 kg de cocaína em fundo falso de caminhonete em Xapuri

Jorge Viana procura a Defesa Civil Nacional para pedir auxilio às vitimas da cheia no Juruá

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre