Durante a investigação sobre o sumiço de alguns objetos do prédio da Prefeitura de Tarauacá, a Polícia Civil ouviu três pessoas. A denúncia foi feita pela atual prefeita da cidade, Marilete Vitorino, no começo deste mês, quando assumiu o cargo.
Segundo a atual gestão, diversos equipamentos como controles de aparelhos de ar-condicionado e materiais de escritório desapareceram do local. Além disso, Vitorino afirma que os sistemas operacionais dos computadores foram apagados.
De acordo com a polícia, todo o material foi encaminhado à capital acreana para passar por perícia. Ainda não há previsão para data de divulgação do laudo. A polícia recuperou alguns objetos como modem de internet e impressora, e devolveu à prefeitura.
Prefeitura anula Plano de Cargos e Carreiras
A prefeita do município também decidiu revogar o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para o segmento de Saúde do Poder Executivo municipal, aprovado pela gestão anterior em Tarauacá. A nova gestão alega que a lei é inconstitucional por ter sido aprovada no período de 180 dias do final do mandato do antigo prefeito, Rodrigo Damasceno.
Ainda segundo o decreto, não foi feito estudos, relatórios ou avaliação sobre os impactos econômicos da aprovação no PCCV no orçamento do município. Vitorino afirma que uma comissão será montada para trabalhar com novos planos.
Por outro lado, o ex-prefeito diz estar ciente de que não pode aumentar a despesas municipais nesse período de 180 dias, mas que o plano de carreiras apenas previu os gastos do futuro.
Vereadora denuncia abandono de aeroporto de Tarauacá
Segundo a vereadora Janaína Furtado, o aeroporto do município de Tarauacá está completamente abandonado. Além das precárias condições do prédio, ela afirma que o local está sem energia há mais de dez dias por falta de pagamento.
O aeroporto José Galera dos Santos recebe diariamente voos de cidades vizinhas como Santa Rosa do Purus, Feijó, Cruzeiro do Sul, entre outras. A última reforma do local foi em 2010.