A Paróquia São Peregrino, localizada no bairro Floresta, foi invadida nesta quinta-feira, 19. Os bandidos fizeram quatro pessoas de refém, quebraram imagens, insultaram os religiosos que estavam no local, e foram embora levando celulares e dinheiro.
Às vésperas do feriado estadual do Dia do Católico, o padre Massimo Lombardi, porta-voz da Igreja Católica no Acre, lamentou o ocorrido e afirmou que os criminosos chamaram os religiosos de idólatras.
“A violência parece estar hoje temperada de fanatismo religioso. E este fenômeno talvez precise de uma explicação por parte dos órgãos competentes”, falou.
Para o padre, a ação criminosa é mais um motivo para cancelar os feriados estaduais do Dia do Católico e Dia do Evangélico, que acontecem hoje, dia 20, e na segunda-feira, dia 23 de janeiro, respectivamente.
“Para dar mais ênfase aos dias de conscientização ao diálogo com as diferenças, dia do respeito à diversidade, dia da luta contra a intolerância religiosa, dia dos Direitos Humanos, que por sinal não precisam ser feriados ou ponto facultativo”.
O secretário da paróquia, Frei Antônio Eugênio Chemim, estava entre os reféns. Ele conta que as imagens foram quebradas com muita violência. Vasos e um quadro de Nossa Senhora também foram destruídos. O religioso descreveu a invasão como um “momento de muita tensão, agressões físicas e psicológicas”.