O ex-técnico e ex-árbitro de futebol, José Ribamar Pinheiro de Almeida, de 69 anos, morreu na manhã desta segunda-feira, 2, em Rio Branco. O desportista lutava contra um câncer há mais de dois anos.
Natural de Xapuri, Ribamar foi um dos melhores árbitros do estado e fez história no futebol acreano. Formado em Direito, ele também foi fiscal do trabalho e se aposentou na Advocacia- Geral da União (AGU) em 1997.
Riba, como era conhecido pelos amigos, começou sua carreira jogando futebol na década de 1960. Depois Ribamar migrou para arbitragem nos gramados, onde ficou conhecido como “o melhor árbitro acreano de todos os tempos”.
Como técnico de futebol, o acreano esteve à frente de times como Atlético/AC, Adesg, Juventus, Amax, Náuas e Alto Acre. Seu último trabalho como técnico foi no Independência, em 2014.
O ex-jogador de futebol, Aécio dos Santos, lamentou a morte do treinador em sua página de Facebook. “Ele foi o melhor treinador com quem trabalhei, não conquistamos títulos, mas ele me ensinou que o melhor treinador não é aquele que vence sempre, mas o treinador que enxerga as pessoas. O futebol é bom, não importa se é no Acre ou no Japão, não importa se na grama ou no terrão, não se trata de vencer sempre, mas se trata de lutar sempre, e por isso ele lutou até o final”.
O corpo de José Ribamar será velado na Capela São João Batista, nesta segunda-feira (2), em Rio Branco. O local e o horário do sepultamento não foram confirmados pela família.