Mais uma vez o governo do Estado optou por não promover o Carnaval popular. Desde 2013, o estado apoia a iniciativa do municipal, com a realização da festa nos bairros. Antigamente a festa era realizada no estacionamento do Arena da Floresta. Este ano, o Carnaval acontece entre os dias 24 e 28 de fevereiro.
Segundo a responsável pela Fundação Elias Mansour (FEM), Karla Martins, o Carnaval comunitário diminuiu o índice de violência normalmente registrado no período. Em 2016, o carnaval acreano foi considerado pelas autoridades da área de segurança pública o mais tranquilo dos últimos dez anos.
A parceria entre governo e prefeitura de Rio Branco proporciona um carnaval de forma descentralizada, ou seja, cada comunidade pode organizar a própria festa de forma segura e ainda gerar lucro para a região.
O poder público proporciona infraestrutura com segurança, limpeza e serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A FEM deve divulgar nos próximos dias o edita com as regras para apoio às festas e a escolha das realezas.