Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura oferece internet gratuita para a população

 O Terminal Urbano, Terminais de Integração da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do bairro Adalberto Sena, na rodoviária e na Praça da Revolução haverá sinal gratuito de Wi-Fi. A iniciativa da Prefeitura de Rio Branco foi oficializada nesta quarta-feira, 18.

De acordo com o diretor do departamento de tecnologia da prefeitura, Mafran Oliveira, o órgão disponibilizou 25% dos 200 megas da prefeitura para que a população que utiliza esses pontos da cidade possa ter acesso à internet grátis.

“A ideia básica do serviço é disponibilizar o acesso à internet através do conceito de hotspot, que é você em um local específico e confinado, por exemplo o Terminal Urbano, ter acesso à internet grátis por um tempo limitado e totalmente livre. O usuário pode acessar redes sociais e bancos, ou seja, tudo que ele faz com a internet de casa passa a fazer nesses locais públicos”, esclareceu o diretor.

O lançamento contou com a presença dos vereadores da capital. Para o presidente da Câmara, Manuel Marcos, a proposta é de grande valor para a sociedade e poderá ser inclusa no parlamento mirim.

“Quem ganha com essa inovação é a sociedade, que precisa realizar alguma atividade via online e tem essa possibilidade de otimizar suas demandas e mesmo lazer enquanto aguarda o ônibus. E já estamos estudando a possibilidade de a Câmara liberar o seu sinal para os usuários do segundo distrito”, destacou Manuel.

Vale ressaltar que os usuários poderão usufruir do sinal por um tempo limitado de 30 minutos, basta fazer um cadastro simples.

De acordo com o estudante, Victor Pablo Maia, a novidade vai poder ser útil enquanto aguarda a chegada do transporte coletivo. “Vai ser possível conferir as redes sociais, estudar ou ver vídeos. Eu gostei. Não tive problemas para acessar. É uma boa iniciativa”, confirmou.

Já a empregada doméstica, Maria do Socorro Fonseca, comentou que a ideia é boa. Mas, que outras melhorias precisam ser feitas no transporte coletivo e que o sinal de Wi Fi se torna supérfluo diante da atual realidade.

“Diariamente eu tenho problema com atraso de ônibus ou lotação. Pelo menos com a internet vou poder avisa o patrão que eu vou chegar atrasada”, brincou.

Sair da versão mobile