Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá continua subindo e na manhã desta terça-feira, 10, atingiu 12,53 metros, se aproximando da cota de transbordamento, que é de 13 metros. O Corpo de Bombeiros segue monitorando a situação do manancial.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Marcelo Araújo, a previsão é que o rio continue subindo nas próximas 24 horas, mas estabilize por pelo menos uma semana.
“A previsão que temos é de tempo nublado e chuvas esparsas para os próximos dias. Mas acreditamos que o rio vá estabilizar”, disse.
Durante a última semana, o Rio Juruá se manteve acima da cota de alerta, que é de 11,80 metros. O coronel explica que se o manancial atingir a cota de transbordamento, as famílias ribeirinhas permanecem em suas residências. “Aqui as famílias só são retiradas de suas residências quando o rio está acima de 13 metros”.
Como medida de segurança, a Eletrobrás Distribuição Acre suspendeu o fornecimento de energia dos bairros Lagoa e Boca Moa. Ao todo, 222 famílias estão no escuro. A cheia do rio afeta diretamente cinco bairros: Lagoa, Várzea, São Salvador, Miritizal e Olivença.
De acordo com o Plano de Contingência do município, em caso de alagação do Rio Juruá as primeiras 30 famílias afetadas sairão de suas residências e passarão a receber o benefício do aluguel social.
Rio Acre sobe 27 centímetros nas últimas 24h
Na Capital, apesar do nível do Rio Acre estar longe de 14 metros, que é a cota de transbordamento, as águas estão subindo rapidamente. Nas últimas 24h o manancial aumentou 27 centímetros. Na segunda-feira, 9, o rio marcava 7,32 metros, nesta terça-feira, o nível era de 7,59 metros, de acordo com o monitoramento realizado pela Defesa Civil.
Vale lembrar que o Acre está na metade do período conhecido como inverno amazônico – caracterizado por grande volume de chuvas na região. Por esse motivo, a Defesa Civil não descarta a possibilidade de uma enchente. A previsão para os próximos dias é de chuva em todo o estado, sobretudo nas cabeceiras do rio.