Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá continua subindo e na manhã desta quinta-feira, 5, atingiu 11,43 metros. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Marcelo Araújo, o manancial pode atingir a cota de alerta, que é de 11,80 metros, ainda neste final de semana.
Araújo explica que o Corpo de Bombeiros já começou a operação de retirada de balseiros – pedaços de árvores e outras vegetações que são arrastadas pelas águas e se acumulam pelo rio. Ele afirma que as embarcações pequenas são as mais prejudicadas pelos pedaços de madeira e vegetações.
Ainda segundo o coronel, devido às oscilações do rio neste período ainda não é possível prever se vai haver uma grande enchente. Apesar disso, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão elaborando um plano de contingência.
“Aqui as famílias só são retiradas de suas residências quando o rio está acima de 13 metros, o que pode acontecer somente daqui a duas semanas”, disse.
Segundo dados do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), a previsão até o dia 10 de janeiro é de chuva significativa em todo o oeste do Acre. Vale lembrar que o Governo do Estado realizou em novembro de 2016, o Seminário Pré-Cheia do Rio Juruá, que reuniu gestores de órgãos ambientais, defesa civil e sociedade civil para traçar as ações preventivas.