Com a grande quantidade de chuvas na região, o nível dos rios acreanos continua a subir. De acordo com o Corpo de Bombeiros, na manhã desta segunda-feira, 16, o Rio Juruá ultrapassou em mais de 18 cm a cota de transbordo, que é de 13 metros.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do município, coronel Marcelo Araújo, ate a tarde desta segunda, quatro famílias foram retiradas de suas casas e encaminhadas para o aluguel social em Cruzeiro do Sul.
Araújo explica que o transbordamento do manancial ocorreu devido à grande quantidade de chuva nas cabeceiras do rio. “No total, 22 pessoas foram retiradas das casas atingidas. A previsão é de 40 milímetros a 50 milímetros de chuva pra hoje (segunda-feira, 17). O rio deve continuar subindo”, explicou.
A cheia do rio no município afeta diretamente cinco bairros: Lagoa, Várzea, São Salvador, Miritizal e Olivença.
Capital – Em Rio Branco, o nível do Rio Acre segue aumentando e se aproxima de 10 metros. Na manhã de segunda-feira, o manancial marcou 9,52 metros. No domingo, 15, o nível era de 8,98 m. A capital acreana registrou 12,4 milímetros de chuva na manhã desta segunda, de acordo com monitoramento realizado pela Defesa Civil.
A Prefeitura de Rio Branco apresentou o Plano de Contingência Operacional de Enchente no último dia 13 de janeiro. As medidas devem ser adotadas a partir do momento em que o manancial atingir 12 metros. A cota de alerta do rio é de 13,50 metros e a de transbordamento é de 14 metros.