Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Juruá transborda outra vez e 13 famílias são retiradas de suas casas

 As fortes chuvas registradas em Cruzeiro do Sul desde o começo desta semana fizeram o Rio Juruá ultrapassar a cota de transbordo, que é de 13 metros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, na tarde desta sexta-feira, 27, o manancial atingiu 13,50.

Essa é a segunda vez que o rio transborda este mês. A primeira foi registrada no dia 16, quando as águas marcaram 13,18 metros.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do município, coronel Marcelo Araújo, ate à tarde desta sexta, 13 famílias foram retiradas de suas casas e encaminhadas para o aluguel social em Cruzeiro do Sul. “No total, 60 pessoas foram retiradas de casas atingidas. A previsão é que o rio continuará subindo nos próximos dois dias”.

A cheia do rio no município afeta diretamente cinco bairros: Lagoa, Várzea, São Salvador, Miritizal e Olivença.

Devido ao grande volume de chuva, diversas casas construídas em barrancos têm sofrido com deslizamentos de terra. Na tarde desta sexta, um muro caiu por cima de uma casa no bairro João Alves. O local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido. “Sempre tem algum muro que cede. O relevo é bastante acidentado”, explicou o coronel.

RIO ACRE – em Rio Branco, o nível do Rio Acre aumentou 42 centímetros nas últimas 24 horas, de acordo com monitoramento feito pela Defesa Civil. O manancial registrou 8,76 metros, nesta sexta, 27.

A Prefeitura de Rio Branco apresentou o Plano de Contingência Operacional de Enchente no último dia 13 de janeiro. As medidas devem ser adotadas a partir do momento em que o manancial atingir 12 metros. A cota de alerta do rio é de 13,50 metros e a de transbordo é de 14 metros.

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile