X

Após oito anos como reitor na Catedral, Padre Mássimo assume área missionária na Cidade do Povo

 A partir do próximo dia 1° de março, a Catedral Nossa Senhora de Nazaré deverá ter outro reitor. Após oito anos à frente da administração da igreja, o padre Massimo Lombardi assumiu outro compromisso. Desta vez, os trabalhos do religioso serão voltados totalmente para as famílias que vivem na Cidade do Povo.

Reconhecido pelo carisma e por incentivar a união entre as pessoas, independente da religião, Lombardi foi o principal responsável pelo desenvolvimento do projeto Pastoral Urbana, que tinha como principal objetivo levar a palavra de Deus para fora da Catedral.

“Com isso, íamos às repartições públicas, hospitais e comércios para rezar com as pessoas. Dessa forma, criando um laço de amizade entre as pessoas”, destacou o padre sobre o projeto.

Na Cidade do Povo desde que as primeiras casas foram entregues, o padre já atuava. Os encontros de orações ocorrem sempre na casa de moradores, já que o bairro não dispõe de uma igreja construída.

“Apesar disso, uma escola foi nos cedida e lá realizamos as missas aos domingos. Logo no início da Cidade do Povo encontrei pessoas que não eram batizadas, inclusive. Ao longo do tempo, fundamos uma escola de música para jovens. Além do acompanhamento social das famílias. Mais recentemente, conseguimos com que elas tenham uma fonte de renda através de um projeto chamado Quebradeira de Castanhas em parceria com a Cooperacre”, comentou o padre.

A Cidade do Povo foi feita de maneira totalmente planejada. Desde o início da ocupação do bairro, 3.003 casas já foram entregues à população de baixa renda que morava em áreas de risco ou alagadiças.

O governo do estado estima que quando estiver com todas as unidades habitacionais prontas, o empreendimento deverá abrigar mais de 50 mil pessoas.

Por abrigar pessoas dos mais variados bairros de Rio Branco, o padre Massimo comentou da importância de que as pessoas criem laços de amizade. “Se conheçam, respeitem e amem. Vamos trabalhar em parceria com outros pastores de forma ecumênica para evitar conflitos”, falou.

Enquanto Massimo se dedica às famílias na Cidade do Povo, as atividades na Catedral ficarão sob a responsabilidade do padre Manuel Montes.

 

A Gazeta do Acre: