X

Assalto com refém é transmitido por rede social em Rio Branco

 O radialista e empresário Leôncio Castro teve a casa, localizada no Cidade Nova, invadida na madrugada nesta sexta-feira, 24, por um bando composto por cinco jovens. Deles apenas dois deles mantiveram a mãe de Castro, de 86 anos, como refém. A negociação entre polícia e bandido foram transmitidas por meio de rede social.

Leôncio relembrou que quando ouvi o barulho dos primeiros estilhaços da porta, se trancou no banheiro e acionou a polícia.

Dimas Bernardes de Lima, 18 anos, foi quem manteve a idosa sob a mira do revólver e fazia várias ameaças. “Quando a polícia chegou, ele já estava fazendo a minha mãe de refém, porque ele batia a todo momento na porta do meu quarto dizendo que ia matar a minha mãe. Dizia: ‘vou matar essa velha e depois vou me matar. Não tenho nada a perder”, relatou.

Sobre a postagem das redes sociais, o empresário explicou que tentou falar no 190, mas não conseguiu na primeira tentativa. Foi aí que começou a pedir ajuda via Facebook aos seus amigos. Na segunda tentativa, ele conseguiu falar com as autoridades.

O momento da negociação ainda foi transmitido ao vivo por um amigo do empresário. Segundo Castro, os assaltantes pediam a presença da imprensa e dos Direitos Humanos para poder se entregar. Depois de 40 minutos eles se entregaram.

Dos cincos, Dimas Lima foi preso e um menor de 16 anos apreendido. Os outros conseguiram fugir. O caso foi encaminhado para a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

Em postagem na manhã de sexta-feira, 24, Leôncio agradeceu aos militares

Depois do susto, o empresário Leôncio Castro fez uma postagem na rede social agradecendo a ação da Polícia Militar.

“Primeiro agradecer a Deus, em segundo a Polícia Militar, em especial ao Cabo F. SOUZA que fez um trabalho maravilhoso, e também ao Sargento Evandro Ferraz, sem dúvida essa madrugada foi a pior da minha vida, uma quadrilha de 7 elementos invadiram minha casa, dentre eles um menor de 16 anos, fizeram minha mãe de refém com um revólver na cabeça, graças a Deus tudo certo”, postou o empresário.

Mãe do bandido que fez a idosa de refém pede perdão

A dona de casa, Racilene Lima, mãe de Dimas Lima, acredita que o jovem tinha como objetivo ajuda-la. Já que passa por tratamento de saúde. Segundo a dona de casa já teve câncer e enfrenta lúpus, cirrose biliar e fibromialgia.

Ela também acompanhou a negociação entre a polícia e o filho por telefone. Depois foi até a delegacia.

E lá ela afirmou que não consegue imaginar como foram os minutos da família feita refém pelo filho. “Fico imaginando o sofrimento dessa família. Perdão, tudo que posso pedir é perdão”, pediu.

A dona de casa diz ainda que o filho pode ter sido influenciado por amigos e até ter se envolvido com drogas. “Isso são as amizades. Nunca pensei passar por essa situação. Inclusive, estava atrás de trabalho. Ele queria ajudar, mas só complicou a situação ainda mais. Não é pegando as coisas alheias que vai ajudar de jeito nenhum, eu jamais aceitaria essa ajuda”, lamentou. (Com informações do G1/AC)

Leôncio Castro

 

 

 

A Gazeta do Acre: