Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cheia do Rio Juruá abre cratera e ameaça isolar cidades do interior

 A enchente histórica do Rio Juruá tem causado diversos prejuízos à população de Cruzeiro do Sul. Nesta quinta-feira, 2, a cheia do manancial abriu uma cratera na via que dá acesso ao porto de Rodrigues Alves. Nesta sexta-feira, 3, o nível do rio apresentou uma pequena vazante e atingiu 14,24 metros.

Apesar dos sinais de vazante, os moradores de Rodrigues Alves e Mâncio Lima estão preocupados com a ameaça de ficarem isolados. Isso porque, desde que as águas do Rio Moa invadiram a rodovia AC-405, o porto tem sido utilizado como alternativa de acesso dos moradores aos dois municípios.

Segundo o Departamento de Estrada e Rodagens do Acre (Deracre) a situação no local foi controlada. Em parceria com a prefeitura do município, o órgão realizou um alargamento na via para garantir a segurança dos veículos e moradores que utilizam a estrada.

Ainda segundo o Deracre, a AC-405 continua com alguns pontos alagados e pode ser interditada caso o nível do Rio Juruá volte a subir. As vias devem continuar sendo monitoradas pelo órgão.

Loja cinquentenária é invadida pelas águas

A cheia do Rio Juruá pegou de surpresa o empresário Epitácio de Melo, 71 anos.  Dono de uma loja cinquentenária, ele afirma que essa é a primeira vez que o comércio, localizado na Rua Desembargador Távora, foi invadido pelas águas do manancial. Os produtos que ficavam no primeiro andar do prédio foram retirados e realocados em outro setor.

Sair da versão mobile