Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comissão de Transporte da Câmara reúne-se com a Rbtrans para debater aumento na tarifa de ônibus

 Os vereadores que compõem a Comissão de Transporte e Urbanismo da Câmara de Rio Branco se reuniram na tarde de segunda-feira, 6, com representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans). A pauta: dar continuidade aos debates acerca do possível aumento na passagem da capital.

O presidente da Comissão, vereador Railson Correia (PTN) frisou que outras reuniões serão realizadas. De acordo com ele, antes que o aumento seja realmente decidido, o assunto será amplamente debatido no parlamento municipal.

“Iniciamos esse debate na semana passada. Hoje voltamos a nos reunir com o diretor da Rbtrans, Gabriel Forneck. Foi uma reunião produtiva. Nosso objetivo é trazer esse debate para dentro da Câmara. Queremos todos os vereadores, bem como a sociedade de junte essa discussão. É importante o envolvimento de todos”, falou Correia.

O vice-presidente da comissão, vereador Eduardo Farias reiterou a fala do colega de parlamento, Railson Correia. Segundo ele, todos os interessados no assunto devem estar presentes nos debates a fim de questionar os motivos que estão gerando esse aumento na tarifa.

“Tivemos a oportunidade de conversar com o diretor da RBTrans. Foi uma reunião importante, pois, pudemos questionar como essa planilha que justifica o aumento é montada. A partir desses encontros é que faremos uma análise da situação e assim chegar a denominador comum. Ao final de tudo vamos apresentar uma proposta. O que buscamos é um entendimento a fim de evitar onerações à população”, disse.

O vereador pontuou que é preciso levar em consideração que o Estado e o país passam por uma grave crise financeira. “Temos consciência de que o momento é delicado. Todos vivenciam uma crise financeira, portanto, isso também será levado em consideração. Vamos ainda nos reunir com donos empresas, sociedade organizada, Sindicato dos Trabalhadores, Une, enfim, o debate será amplo”.

O diretor da Rbtrans, Gabriel Forneck destacou que o órgão está à disposição da Câmara Municipal, bem como da sociedade para prestar esclarecimentos a respeito do assunto.

“Agradeço a comissão por iniciar esse debate. A Rbtrans esta a disposição para os devidos esclarecimentos. Do contrário como muitos estão falando, não há nenhum interesse obscuro por parte da prefeitura e do conselho em causar esse aumento. É uma questão contratual que exige essa revisão tarifaria. Portanto, os estudos realizados pelo nosso órgão está a disposição para quem desejar analisar”.

Sair da versão mobile