X

Em Assis Brasil, Rio Acre sobe mais de 6 metros e se aproxima da cota de alerta

 O nível do Rio Acre, em Assis Brasil, subiu 6,50 metros nas últimas 24 horas. Segundo a Defesa Civil do município, o manancial marcou 11 metros na manhã desta terça-feira, 14, apenas 30 centímetros da cota de alerta. A cota de transbordo é de 13,50 metros.

Ainda segundo o órgão, a subida repentina das águas se deve aos 90 milímetros de chuvas que caíram sobre a cidade. A Defesa Civil continua monitorando a situação no município.

A previsão é que a partir desta quarta-feira, 15, o volume de chuva reduza e o nível do rio se estabilize.

“Estamos monitorando de forma contínua a região. Nossa preocupação é que, além da chuva de Assis Brasil, estamos com chuvas em Brasileia, em torno de 45 mm, na cabeceira do Rio Xapuri. E aqui na área de influência da Capital, foi mais de 80 mm de chuva. Isso evidentemente vai chegar a Rio Branco. A recomendação é que monitoremos com maior frequência”, explicou a diretora técnica do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Vera Reis.

RIO JURUÁ

Mesmo após enchente histórica do Rio Juruá, que chegou a registrar 14,24 metros, algumas famílias ainda estão em abrigos públicos montados pela Defesa Civil. O manancial começou a dar sinais de vazante no último dia 11, e marcou 11,46 metros.

O comandante do Corpo de Bombeiros do município, coronel Marcelo Araújo, explica que cerca de 10 famílias estão abrigadas na Santa Casa da Misericórdia. “Estamos auxiliando na entrega de donativos na zona rural e urbana. As casas dessas famílias que ainda estão no abrigo não oferecem segurança nenhuma”.

RIO BRANCO

Na Capital, o Rio Acre registrou 7,60 metros nesta terça-feira, 14, ficando bem abaixo da sua cota de alerta, que é de 13,50 metros. Porém, a expectativa é que as águas dos afluentes cheguem a Rio Branco e provoquem o aumento do nível do manancial. A Defesa Civil segue monitorando o rio.

A previsão é de tempo instável em todo o estado nos próximos dias, com pancadas de chuvas e trovoadas.

A Gazeta do Acre: