Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Heitor Junior pede isenção de imposto para policiais na compra de armas de fogo

Heitor Junior pede isenção de imposto para policiais na compra de armas de fogo

 O deputado estadual Heitor Junior (PDT) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã de ontem, 8, um Anteprojeto de Lei, endereçada ao Governo do Estado, no qual solicita ao Poder Executivo a estabeleça normas de tributação para a compra de arma de fogo, coletes à prova de balas e munições para Polícia Militar, Bombeiros Militar, Polícia Civil e Agente Penitenciário.

Segundo o parlamentar, a proposição visa permitir que profissionais de Segurança Pública possam adquirir a arma com isenção de imposto. “Outras categorias de profissionais têm o reconhecimento por parte do Estado da isenção de imposto para o seu instrumento de trabalho, como ocorre com os taxistas, que podem adquirir veículos com impostos reduzidos. O mesmo deveria ocorrer com a Segurança Pública”, frisou.

Heitor frisa que apenas os profissionais da Segurança Pública é que terão direito a essas novas normas de tributação. “Isso não terá validade para todo cidadão, apenas quem trabalha na Segurança Pública. É no mínimo razoável que se crie um incentivo para uma categoria que as utilizam de maneira formal, muitas das vezes para se proteger dos ataques ocorridos a eles propositalmente fora do horário de trabalho, momento em que estão vulneráveis”, disse, ao questionar os valores atuais.

“Os governos Federal e Estadual justificam a alta incidência de impostos sobre as armas de fogo devido a sua atuação direta na violência e criminalidade nas cidades. No entanto, a arma utilizada para cometer delitos, na maioria das vezes, é adquirida no mercado informal, no qual a administração tributária não consegue chegar, e a presente isenção é para agentes atuantes na Segurança Pública”.

A arma de fogo é um dos dez produtos com a maior carga tributária do país, chegando a mais de 70% sobre o valor do produto.

Sair da versão mobile