X

Horário de verão termina dia 19; Acre voltará a ter 2h de diferença de Brasília

 O atraso do Acre de três horas em relação a Brasília/DF termina no próximo dia 19. Será nessa data que o horário de verão acaba este ano. Apesar de o Estado não alterar os ponteiros dos relógios, os serviços bancários, chegada e saída de voos, além da programação televisiva sofrem alteração, desde outubro de 2016. Com isso, o Acre volta a ficar com duas horas de diferença da capital federal.

Para os outros estados brasileiros, a medida de adiantar os relógios busca proporcionar economia de energia, aproveitando o maior tempo de incidência da luz do sol.

O horário de verão foi adotado pelo Distrito Federal e pelos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

A medida afeta principalmente o consumo de energia no horário de pico, entre 18h e 21h. Na temporada passada, entre o fim de 2015 e o início de 2016, a adoção do horário de verão reduziu a demanda por eletricidade em 2,6 mil megawatts (MW), ou 4,5% do consumo médio dessas três regiões.

Esta será a 41ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

O Horário de Verão é regulado atualmente pelo Decreto 6.558, de 8 de setembro de 2008, que diz, em seu Art. 1º, que será adotado “a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente”.

 

 

 

A Gazeta do Acre: