23 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

23 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Jorge Viana denuncia silêncio dos jornais sobre disparada de Lula em pesquisa

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
16/02/2017 - 16:47
Jorge Viana denuncia silêncio dos jornais sobre disparada de Lula em pesquisa
Manda no zap!CompartilharTuitar

O comportamento de alguns dos principais jornais do país foi alvo de críticas por parte do senador Jorge Viana (PT-AC). Em discurso na tribuna do Senado nesta quinta-feira, 16, o parlamentar denunciou “o estranho silêncio” de parte da mídia nacional sobre a disparada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na pesquisa eleitoral CNT/MDA, divulgada na última quarta-feira.

“Nós estamos com um Governo que veio de um impeachment. Tivemos um golpe parlamentar no Brasil. E aí sai uma pesquisa que traz a opinião pública, a verdadeira opinião pública, se manifestando sobre as eleições do próximo ano, e isso não ganha espaço nem nas televisões, nem nos grandes jornais”, criticou.

De acordo com o levantamento, Lula lidera a corrida pela Presidência da República em todos os cenários, incluindo 1º e 2º turnos. O petista está à frente dos principais nomes da base aliada do governo, incluindo os tucanos Geraldo Alckmin, Aécio Neves e Jair Bolsonaro.

“Tenho muita fé que, numa eventual candidatura do presidente Lula, ele possa vir como um novo Lula, assumindo erros que cometemos, assumindo o compromisso de combatê-los, para não permitir que sejam repetidos, mas trazendo a esperança de volta, apontando caminho para o Brasil se reencontrar com o crescimento econômico, com geração de emprego, controle da inflação e com a melhoria de vida para o nosso povo”, disse Jorge Viana.

Viana denunciou o comportamento da chamada grande mídia brasileira. “Fica cada dia mais evidente que, pelo menos, alguns veículos estão cumprindo uma agenda que não é a agenda que o país precisa”, lamentou.

“Se o resultado mostrasse o crescimento de alguém do PSDB, de alguém do PMDB, de alguém do Democratas, estaria na capa dos jornais”, disse o senador. “Todos os comentaristas de tudo que é jornal estariam gastando o dia inteiro fazendo comentário sobre essa pesquisa”.

MASSACRE – Segundo o parlamentar, não há na história quem tenha sofrido uma perseguição política como Lula. “Quem tem sofrido um massacre, uma perseguição, com um noticiário negativo de manhã, tarde e noite, contra o ex-presidente Lula, sua família, seus parentes, seus amigos, seu partido, seu movimento, seu legado? Ninguém”, criticou. “E qual é a resposta do povo brasileiro? Faz-se uma pesquisa na véspera da eleição e quem se destaca, quem cresce? O presidente Lula”.

De acordo o senador acreano, diante do caos econômico e político, “o povo não é bobo e lembra-se dos bons tempos, quando o Brasil tinha prosperidade, quando o aposentado podia se aposentar depois de trabalhar e fazer o seu recolhimento previdenciário”.

Jorge Viana criticou o presidente Michel Temer, lembrando a responsabilidade do governo no aprofundamento da crise. “Eles desmontam as indústrias, desmontam as atividades produtivas, desempregam. Aí a Previdência fica deficitária tem R$47 bilhões, como ocorreu no ano passado, e qual é a solução? Danificar os aposentados, tirar direitos dos aposentados”, adverte.

O senador lembrou ainda da participação direta do PSDB para criar um clima político em 2014 que aprofundou a crise e levou à derrubada da presidenta Dilma Rousseff, no ano passado. “Quem planta vento colhe tempestade. Fizeram uma ação política que rompeu com os fundamentos da democracia, tiraram um governo legítimo”, disse.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Viana acusou diretamente o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG). “Junto com seus companheiros e o PMDB, articulou o impeachment, mas perdeu o capital político que tinha”, apontou. “Hoje, Aécio está perdendo para o Bolsonaro, que é representante da – não é da nova direita – da direita radicalizada do país”, destacou.

Viana foi duro com o tucano. “Entrou numa canoa furada. Embarcou num projeto que está sendo um desastre para o país, que é um governo que não passou nas urnas, que não pode adotar as medidas, e está refém do que se chama de mercado”, destacou. “Miraram o PT, tentaram destruir o PT, destruir o presidente Lula e a presidente Dilma e acertaram o Brasil – acertaram o Brasil!”,  disse. “Agora, a elite que apoiou o golpe parlamentar está demitindo, o valor das suas empresas está pela metade, algumas falindo. E parece que a ficha caiu”.

Em aparte, o senador Lindberg Farias (PT-RJ) também reiterou as críticas ao presidente do PSDB, lembrando as declarações do senador mineiro de que Lula não era um competitivo, citando a queda de Aécio na pesquisa CNT/MDA. “Competitivo é Aécio, que está atrás do Bolsonaro? Que está com 10%? Ele tinha 35%, em 2015, entraram nessa aventura do impeachment, do golpe, paralisaram o país, criaram essa confusão”, apontou.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Jenilson Leite afirma que setores do PS ficarão sem atendimento com demissões de servidores

Próxima Notícia

Depasa segue com monitoramento do sistema de captação após elevação do Rio Acre

Mais Notícias

O homem foi morto a tiros
5º guia gazeta

Homem é morto a tiros ao tentar invadir resort de Trump na Flórida

22/02/2026
Foto:  Nico Soto
6º destaque

Peça ‘No Buraco’, inspirada em histórias de centros socioeducativos, volta aos palcos de Rio Branco

22/02/2026
Ramon Dino mira o bicampeonato. Foto: Reprodução
Vídeos

De olho no bicampeonato, Ramon Dino compartilha progresso da preparação

22/02/2026
Mosquito Anopheles infectado pelo microrganismo Plasmodium é o transmissor da malária. Foto: internet
5º destaque

Malária cresce mais de 180% em município do Acre mesmo com queda geral no estado

22/02/2026
A fila acumula dezenas de carros. Foto: Cedida
5º destaque

Fila de carros se estende por trecho da BR-364, devido a protestos em Feijó; veja vídeo

22/02/2026
Foto: Vacina da gripe pode proteger contra casos graves de gripe K, segundo especialista  • andreswd/GettyImages
2º destaque

Acre tem cobertura vacinal contra influenza abaixo de 15% em todos os grupos prioritários, aponta Saúde

22/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Depasa segue com monitoramento do sistema de captação após elevação do Rio Acre

Depasa segue com monitoramento do sistema de captação após elevação do Rio Acre

Apesar do policiamento reforçado novos atentados são registrados em Rio Branco e interior

Apesar do policiamento reforçado novos atentados são registrados em Rio Branco e interior

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre