Estudantes e membros do Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal do Acre (Ufac) estão arrecadando doações para as vítimas da cheia do Rio Juruá. A ação, denominada ‘Mãos Amigas’, visa arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, produtos de higiene e limpeza.
Uma das organizadoras da campanha, Taynara Bastos, 22 anos, explica que a atual situação das famílias atingidas pela enchente motivou os estudantes.
“Muitos perdem os seus bens, ficam sem condições, atrapalham às vezes suas obrigações, emprego, estudo. Enfim, nossa intenção é ajudar com a nossa solidariedade e união de toda a classe universitária da Ufac”.
O manancial já desabrigou 102 famílias e desalojou outras 743. No total, 845 famílias foram retiradas de suas residências – quase 4 mil pessoas foram atingidas diretamente em Cruzeiro do Sul. Na área urbana 11 bairros estão alagados e na área rural dois.
As doações estão sendo recebidas na sede do Crea/AC, localizada na Rua Isaura Parente, 3.085, próximo à AABB; no Sindicato dos Engenheiros do Estado (Senge/AC), edifício Columbia, sala 303 – Bosque.
Além dos pontos de coleta já instalados, o Restaurante Universitário e a Biblioteca da Ufac devem receber doações a partir da próxima segunda-feira, 13.