X

Plantão do Ministério Público atenderá vítimas de violência doméstica e homofobia durante o Carnaval

O Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do Ministério Público do Acre (MP/AC) atuará durante todo o período carnavalesco em regime de plantão. Durante o plantão serão atendidos, exclusivamente, casos de crimes com características homofóbicas e mulheres revitimadas em violência doméstica e familiar.

Além do plantão presencial, fica à disposição da população em geral, o atendimento telefônico através do número 3212-2224 e por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp pelo telefone 99993-4701.

Funcionando entre os dias 25 de fevereiro a 1º de março, no horário das 8h às 18h, o CAV fornecerá atendimento social, psicológico e orientação jurídica, além de realizar os devidos encaminhamentos aos órgãos públicos competentes.

Além dos servidores, os promotores plantonistas, durante o período carnavalesco, irão acolher as demandas geradas pelo CAV. “Graças a Deus nós temos conseguido sempre estar inovando em boas práticas que se refletem em prol do cidadão, na defesa dos seus interesses, na defesa dos seus direitos”, disse o procurador-geral de Justiça, Oswaldo D´Albuquerque Lima Neto.

“Sempre houve um debate sobre a negligência do Estado brasileiro no tocante ao cuidado com a vítima. O Ministério Público do Acre inovou com a criação do Centro de Atendimento à Vítima, que já tem um trabalho efetivo sendo realizado, que tem refletido na vida das vítimas e suas famílias”, destacou o procurador-geral.

Também signatária do ato, a corregedora-geral do Ministério Público, em exercício, a procuradora Gilcely Evangelista, reforçou que esse atendimento é uma forma de acolher e melhor amparar a sociedade acreana.

De acordo com a procuradora de Justiça e coordenadora do CAV, Patrícia Rêgo, o atendimento do CAV durante o período carnavalesco foi pensado para ser realizado em parceria com o membro (promotor e procurador de Justiça) que estiver de plantão.

“O público que nós elegemos nesse primeiro momento, que são mulheres vitimadas e revitimadas pela violência doméstica e pessoas que sofrem com a homofobia, é um público vulnerável, que nessa época de carnaval está sujeito a um índice maior de violência, e por conta disso devemos afirmar e reafirmar as ações do CAV”.

Para garantir a integridade de membros e servidores do MPAC, os participantes do plantão de carnaval CAV/MPAC, contarão com o apoio do Gabinete Militar de Segurança Institucional no período.

Serviço

Plantão para atendimento a casos de crimes com características homofóbicas e mulheres revitimadas em violência doméstica e familiar:

  • Dias: de 25 à 1º de março
  • Horário: das 8 às 18h
  • Local: Centro de Atendimento à Vítima
  • Endereço: Travessa Campo do Rio Branco, 412, Capoeira
  • Telefone:3212-2224
  • WhatsApp: 99993-4701

 

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: