X

Rio Acre continua subindo e prefeitura começa construção de abrigos na Capital

 Em Rio Branco, o nível do Rio Acre continua subindo rapidamente e a Prefeitura já começou a construção de abrigos no Parque de Exposição. Nas últimas 24 horas o manancial subiu mais de 1 metro e 30 centímetros. Na tarde desta sexta-feira, 24, as águas marcavam 12,64 metros.

Segundo a Defesa Civil do Município o rio pode atingir a cota de alerta, que é de 13,50 metros, nas próximas 24 horas. Por esse motivo, o prefeito Marcus Alexandre determinou a construção de cem boxes para abrigar as famílias que possam ser atingidas pela enchente do Rio Acre. Além dos boxes, a prefeitura deve montar as estruturas da cozinha e fazer a limpeza do local.

“O Rio Acre continua subindo e, como se aproxima o feriado do Carnaval, vamos agir de forma preventiva, deixando a estrutura pronta para o caso de necessidade. Estamos monitorando toda a situação e se houver necessidade estaremos com tudo pronto, mas a demanda deverá ser menor já que mais de três mil famílias que viviam em áreas de risco foram levadas para a Cidade do Povo”, afirmou o prefeito.

Ainda segundo o órgão, em janeiro deste ano choveu 89% acima do esperado para o período. Esse é o maior índice de chuvas registrado em janeiro desde a década de 70 no estado. Já em fevereiro, as chuvas estão dentro da média para o período. Contudo, as autoridades estão preocupadas com os próximos meses devido à possibilidade de fortes chuvas.

Em 2015, durante a enchente histórica do Rio Acre, que chegou a marcar 18,40 metros, o Parque de Exposições abrigou seis mil pessoas. No total, todos os abrigos receberam 10.500 pessoas.

RIO TARAUACÁ

O Rio Tarauacá, localizado em cidade de mesmo nome, segue acima da cota de transbordamento, que é de 9,50 metros. Na manhã desta sexta, 24, o manancial atingiu 10,05 metros. A Defesa Civil do Município continua monitorando as áreas atingidas. A previsão é de amis chuvas neste fim de semana.

 

A Gazeta do Acre: