Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

RioTarauacá baixa mais de um metro em 24h e segue com vazante

 O Rio Tarauacá, que continua apresentando vazante, baixou mais de 1 metro nas últimas 24 horas. Nesta quinta-feira, 2, o manancial marcou 9,32 metros, na quarta, 1º, o nível do rio estava 10,45 metros, de acordo com a Defesa Civil do Município. A cota de alerta é de 8,50 e de transbordamento é de 9,50 metros.

Mesmo com vazante, o número de pessoas que foram retiradas de suas casas, segue o mesmo. Ao todo, 70 famílias – 123 pessoas – estão em abrigos instalados nas escolas José Augusto de Araújo e João Ribeiro.

Segundo o órgão, as famílias só devem retornar às suas casas quando o nível do rio estiver abaixo da cota de alerta, e após vistoria dos imóveis atingidos pelas águas.

O município enfrentou enchentes históricas há dois anos. Entre novembro de 2014 e março de 2015 foram registradas 12 ocorrências. Em novembro de 2014, o então prefeito, Rodrigo Damasceno chegou a decretar estado de calamidade pública. O nível do rio ultrapassou 12 metros e atingiu mais de 70% da cidade.

RIO JURUÁ

Em Cruzeiro do Sul, as águas do Rio Juruá e seus afluentes continuam subindo. Com a cheia histórica, o manancial atingiu 14,24 metros nesta quinta-feira, 2, e o Moa, que segue sem medição, continua subindo.

Na manhã desta quinta, parte da rodovia AC-405, que liga Mâncio Lima a Cruzeiro do Sul, ficou debaixo d’água. Há cerca de uma semana, o constante transbordamento do Rio Moa tem prejudicado o tráfego dos moradores.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do município, coronel Marcelo Araújo, a previsão do tempo para os próximos dias é de pouca chuva. “O rio deve permanecer estabilizado e com leve baixa. Por enquanto só as famílias que já foram afetadas e que ainda não saíram devem ser retiradas de suas casas, ou seja, poucas”.

A enchente dos rios Juruá e Moa já atinge quase 2.918 pessoas. Destas, 95 estão em abrigo e 548 foram encaminhadas para o Aluguel Social ou casas de parentes.

A Defesa Civil Nacional reconheceu o decreto de Situação de Emergência do município. O Município aguarda a publicação do documento no Diário Oficial da União (DOU). A partir daí, Cruzeiro do Sul terá acesso a recursos complementares para financiar ações de apoio às vítimas da enchente.

RIO ACRE

Com a diminuição de chuvas, o nível do Rio Acre continua baixando na capital acreana. Na terça-feira, 31, o mancial marcou 11,11 metros, nesta quinta, 2, o nível era de 10,18 metros, de acordo com monitoramento realizado pela Defesa Civil Municipal.

Em Brasiléia e Assis Brasil, o nível do Rio Acre baixou 33 e 11 centímetros, respectivamente, marcando 2,25 metros em Brasileia e 3,33 metros em Assis Brasil. No município de Xapuri, o manancial baixou 83 centímetros e marcou 4,10 metros.

Sair da versão mobile