X

Taxistas intermunicipais fecham rodovia AC 40 durante manifestação

Taxistas intermunicipais interditaram a rodovia estadual AC 40, próximo ao Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, por pelo menos uma hora nesta terça-feira, 7. Cerca de 200 taxistas participaram do ato contra as regras estabelecidas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac).

Entre as reivindicações da categoria estão à taxa de seguro no valor de R$ 177,90 para carros com até quatro passageiros e quase R$ 230,00 para veículos de seis passageiros; a obrigação de emitir bilhete para os passageiros; e a proibição de buscar passageiros em casa para levá-los ao destino.

Após a manifestação, a Ageac suspendeu, temporariamente, o serviço de bilhetagem – uma das exigências da categoria. O órgão também deu um prazo até o dia 10 de março para que os taxistas irregulares normalizem a sua situação com a agência.

Segundo a agência, 700 taxistas fazem o percurso para o interior do Estado. Porém, 20% da categoria está irregular. As negociações entre agência e taxistas devem continuar nos próximos dias.

Os taxistas, por sua vez, consideram ‘abusivas’ as regras impostas pelo órgão, sobretudo a proibição de buscar os passageiros em casa. Participaram do ato taxistas de Brasileia, Plácido de Castro, Epitaciolândia, Assis Brasil e Capixaba.

FOTO /DANILO BENO – ARQUIVO PESSOAL
A Gazeta do Acre: