Política Nacional 09/03/2017

“Nós [mulheres] temos um dia, Vossa Excelência tem todos os outros”

Ministra Carmen Lúcia (STF) ao ministro Luís Barroso, sobre o Dia da Mulher

Tucanos vão mandar na Justiça a partir de 2018
O ministro Osmar Serraglio (Justiça) deve deixar o cargo em abril de 2018 para se lançar candidato ao governo do Paraná. Ou à reeleição como deputado federal. A equipe tucana do antecessor Alexandre de Moraes, que foi mantida, vai continuar dando as cartas em áreas importantes como a Secretaria Nacional de Segurança Pública e até a Secretaria Executiva. Serraglio optou por uma transição “sem marolas”.

Reação a militares
Uma dezena de militares (Exército, Marinha e Polícia Militar de São Paulo) em postos chaves provoca reações no Ministério da Justiça.

Assunto de polícia
A alegação de experts é que segurança pública é para especialistas policiais. Por isso, desde 1989 quase não há militares no Ministério.

Lugar reservado
Serraglio nomeou o almirante Alexandre Mota como chefe interino da Secretaria Nacional de Segurança, até Temer encontrar um tucano.

Desprestígio
O almirante que virou secretário nacional de Segurança substituiu o delegado Cristiano Sampaio, provocando descontentamento na PF.

Ancine usa dinheiro federal para provocar Temer
A turma do PCdoB, que “aparelha” a Agência Nacional do Cinema (Ancine) há 13 anos, não se conforma com o fim do mandato do seu atual presidente, no cargo desde 2006, e de uma diretora, dirigentes do partido. Após fazer artistas que financiam protestarem contra o “golpe” em festivais no exterior, a Ancinecontinua a provocação contra o governo: quase fez sumir as logomarcasoficiais, até do Ministério da Cultura, na propagandaautoelogiativaque exibe em salas de cinema.

Arrogância
A Ancine não explica o uso da logo do governo em desacordo com o manual de aplicação, nem quanto a provocação a custa do contribuinte.

Minha boquinha, minha vida
A propaganda da Ancine é outra tentativa de pressionar o governo para manter a turma do PCdoB “aparelhando” as boquinhas da agência.

Dirigente carrapato
Na presidência da Ancine desde 2005, no fim do terceiro mandato, Manoel Rangel Neto é integrante do comitê central do PCdoB.

Derrame de dinheiro
A força-tarefa da Lava Jato quer atuar em colaboração com aOp.Greenfield para esmiuçar o destino deR$253 milhões aplicados pelo Grupo JBS/Friboi no financiamento eleitoral de 2014. A Odebrecht provocou estupefação ao confirmar que gastou R$200 milhões.

Bolsonaro no PTB
O deputado Jair Bolsonaro (RJ) prepara seu voo político mais consistente, na corrida presidencial: deve se filiar ao PTB. Confirmada a transferência, Bolsonaro terá a “musculatura” partidária que lhe falta.

Nada como ser escolhido
Escolhido nos governos do PT para tocar a Supertele(Brasil Telecom + Telemar), Ricardo Knopfelmacher, o“Ricardo K”, é o escolhido da era Temer para levar a Oi. Marcelo Odebrecht, André Esteves e Otávio Azevedo também foram escolhidos pelo PT. Além de Eike Batista, também em cana, que escolheu e contratou “K” em 2013.

Musa inspiradora
Diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo contou ao jornal suíço LesTemps que foi o amor por sua mulher que trocou a engenharia pela diplomacia. Maria Nazareth Farani de Azevedo, é embaixadora do Brasil junto à ONU e OIT, em Genebra.

A laço
Agentes da Polícia Federal aguardavam no Rio a chegada do voo 6235 da Avianca, ontem à tarde, que saiu de Brasília às 14h05. Procuravam os passageiros que estavam na fila 11. Ninguém sabe o porquê.

Amaro é o melhor
O prêmio Profissional do Ano daAnefac, entidade de executivos de finanças, administração e contabilidade de todo o País, homenageará este ano Amaro Gomes, ex-Banco Central, que há 7 anos atua com brilho no Iasb (InternationalAccounting Standards Board), em Londres.

A volta das armas
O deputado Alberto Fraga (DEM-DF) apresentou pedido de “urgência urgentíssima” para o trâmite de um projeto que revogaria o estatuto do desarmamento.Apoiam o projeto que permite armas no Brasil para colecionadores e caçadores, por exemplo, os líderes de dez partidos.

Ronda
O novo líder do governo Temer no Congresso, André Moura (PSC-SE) tem visitado senadores para se apresentar e diminuir a resistência no Senado a um deputado federal no cargo.

Pensando bem…
…após o espetacular Barcelona 6×1 PSG, que será lembrado até daqui a 100 anos, com atuação de gala de Neymar, duro foi assistir aos jogos da Libertadores, ontem.

PODER SEM PUDOR
O tradutor de Lula
O ex-presidente Lula fala apenas a própria língua, e mal, tampouco finge “arranhar” outros idiomas. Durante a cerimônia de sepultamento do Papa João Paulo II, ele se viu em meio a personalidades políticas mundiais, incluindo o presidente francês Jacques Chirac, que lhe dirigiu algumas palavras. Sem qualquer diplomata brasileiro nas proximidades a quem pedir socorro, ele não hesitou. Cutucou o antecessor Fernando Henrique Cardoso, que estava ao lado, e pediu com toda a humildade:
– Traduz aí, Fernando…

Com André Brito, Jorge Macedo e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br

Assuntos desta notícia