X

Após exoneração de servidores, Sesacre deve convocar aprovados em concurso

 Após exoneração de 300 servidores temporários com prazo contratual vencido, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que deve convocar, conforme a necessidade, todos os aprovados em concursos públicos.

Em nota, o órgão afirmou que contratos emergências, com duração de até 90 dias, foram elaborados para não prejudicar os serviços prestados à população. “A Sesacre informou à PGE as necessidades de cada unidade de saúde do estado e quais os serviços essenciais não poderiam ser comprometidos”.

Na semana passada, o governo convocou 158 pessoas aprovadas em concursos públicos realizados nos anos de 2013 e 2014. A cerimônia de posse acontece no dia 27 deste mês.

Por outro lado, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) ajuizou uma ação judicial para suspender e rediscutir as demissões dos servidores da área de saúde.

Segundo a entidade, as demissões podem levar a saúde pública estadual a um colapso. “O Sintesac tentou buscar uma saída política e negociada administrativamente para o governador não demitir os mais de 300 pais de família, ação esta cujo resultado poderia ser o caos na saúde pública estadual e na vida desses servidores. Peregrinamos nos gabinetes de promotores, deputados estaduais e federais, senadores e até com o governador. Fizemos protestos e manifestações nas ruas, mas não tivemos resposta. Esperamos agora, por via judicial, evitar essa tragédia nas vidas dos acreanos”, afirmou o presidente do Sintesac, José Adailton Cruz.

A Gazeta do Acre: