Para cada 100 quilowatts-hora consumidos em março, uma tarifa de R$2,00 será cobrada na conta de luz. A cobrança extra na fatura da energia elétrica volta neste mês de março em todo o Brasil, de acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A previsão de chuva para o mês de março ficou abaixo das expectativas, o que leva à necessidade de acionar mais termelétricas para abastecimento. Com a medida, é possível poupar água dos reservatórios das hidrelétricas.
De novembro a fevereiro vigorou a bandeira verde, que não representa custo extra na conta. A bandeira tarifária é atualizada mensalmente.
O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica.
As bandeiras sinalizam, mês a mês, o custo de geração da energia elétrica que será cobrada dos consumidores. Não existe, portanto, um novo custo, mas um sinal de preço que sinaliza para o consumidor o custo real da geração no momento em que ele está consumindo a energia, dando a oportunidade de adaptar seu consumo, se assim desejar. (Com informações Portal Brasil)