Muitos estudantes que não podem arcar com as mensalidades de uma graduação veem no Enem uma via única de ingresso no ensino superior, seja por meio do Prouni, Fies ou Sisu. Há também aqueles que decidem por uma universidade particular e precisam viabilizar a melhor forma de bancar as mensalidades. Para esses perfis de estudantes, é importante saber que existem opções que podem auxiliá-los a ingressar no ensino superior ainda em 2017.
A principal delas é o financiamento estudantil por meio do crédito universitário Pravaler, que já ajudou 100 mil alunos ao longo de 10 anos a concluírem a sonhada graduação. Por meio dele, o estudante paga metade da mensalidade durante o curso e a outra metade após a conclusão. Assim, as mensalidades de uma faculdade passam a caber no bolso e o estudante pode optar pelo curso que ele deseja cursar, não o que ele pode pagar, já que terá pelo menos o dobro do tempo para quitar as mensalidades.
O crédito universitário tornou-se uma das principais ferramentas de inclusão à educação superior nos últimos anos e permite que o sonho da graduação não seja adiado, o que abre oportunidades para evolução profissional e ganhos salariais maiores.
O Pravaler está presente em cerca de 400 universidades em todo o Brasil e todas elas subsidiam parte dos juros para o aluno; a maioria chega a subsidiar integralmente os juros que seriam repassados para o aluno. Nesse caso, em um curso de quatro anos com mensalidade de R$ 1000, por exemplo, o aluno paga R$ 500 mensais durante oito anos, corrigido pela inflação. No caso das faculdades que pagam parte dos juros para o aluno, o pagamento fica em, aproximadamente, 65% do valor total da mensalidade. A taxa média de juros, nesse caso, considerando todo o financiamento, é de 1,35% a.m, dependendo da modalidade de crédito adotada pela faculdade.
Para pleitear o financiamento, o aluno precisa preencher um cadastro no site www.creditouniversitario.com.br e checar se tem crédito aprovado e se a universidade em que ele estuda (ou vai estudar) é parceira. Se sim, ele envia toda a documentação também pelo site para dar entrada no financiamento. O contrato é semestral, dando ao aluno a oportunidade de avaliar se pretende continuar financiando os semestres seguintes.