X

Friale prevê muita chuva nos próximos dias devido à chegada de frente fria

 O pesquisador meteorológico, Davi Friale, avisou da aproximação de uma fraca frente fria, que não trará frio, mas deixará as condições favoráveis para a ocorrência de chuvas na maior parte do Acre e estados vizinhos.

Em alguns pontos, as rajadas poderão passar de 50km/h, comentou. Além disso, Friale destacou que esses temporais são pontuais, ou seja, podem ocorrer com forte intensidade numa cidade e, em outra próxima, apenas, chover.

Outra frente fria deve chegar na próxima sexta-feira ou no sábado e provocar novos temporais, com muita chuva, na Amazônia sul-ocidental.

O pesquisador alerta para a alta probabilidade de rápida e acentuada elevação do nível dos rios da região, no fim desta semana, com possibilidade de transbordamentos e inundações de áreas mais baixas.

O Rio Acre, na capital, media 10,88 metros, de acordo com a Defesa Civil, nesta segunda-feira, 13. A medição de ontem mostrava que o manancial estava com 11.37 metros.

A cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordo é 14 metros. Em 25 de fevereiro o rio Acre ultrapassou os 13 metros e desde então, o nível tem oscilado sem levar perigo a população ribeirinha.

 

A Gazeta do Acre: