O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite (PCdoB), destacou a realização de uma audiência pública no município de Assis Brasil, nesta quinta-feira, 30, para debater a violência na fronteira do país.
“Sou presidente da Comissão de Segurança e autor do requerimento que pede a realização da audiência pública em Assis Brasil. Acho importante debatermos segurança junto com a população. Queremos ouvir os moradores para que juntos possamos encontrar alternativas que resolvam os problemas relacionados à violência no município”, disse.
Jenilson lembra que aquela parte da fronteira vive em estado de vulnerabilidade e é uma rota fácil para o tráfico de entorpecente pela ausência de fiscalização. “Atualmente a fronteira Brasil-Bolívia-Peru é um símbolo de vulnerabilidade. São 3.400 km dividindo os limites fronteiriços dessas três nações. A falta de fiscalização transformou essa região numa rota aberta ao tráfico e ao contrabando”.
Ele pontuou ainda sobre a “necessidade da efetiva integração entre os municípios, Estado, União e forças militares para coibir o tráfico na fronteira do país”.
O evento contará com a presença dos deputados membros da comissão de segurança pública, comissão promotora da audiência; representante das forças de segurança pública federal e estadual: Exército e a Polícia Militar, respectivamente; membros do judiciário e da sociedade civil organizada.