O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), falou na quarta-feira (22) sobre a situação da cozinha do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Ele citou que manteve diálogo com o secretário de Estado de Saúde, Gemil Júnior, que garantiu resolver a situação no prazo de 30 dias.
“Precisa de reparos, precisa. Conversei com o secretário e em 30 dias essa cozinha será uma cozinha modelo. Vou aguardar os 30 dias para voltar a tocar nesse assunto. Às vezes a gente olha tanto um problema e esquece-se de celebrar a vida de centenas de pessoas que estão sendo salvas nas cirurgias de transplantes. Agora, em um único final de semana foram seis transplantes”, disse.
Zen citou diversos avanços da medicina no Acre. Ele ressaltou os procedimentos cardíacos, neurológicos e de transplantes, tudo fruto do empenho do governador Tião Viana que possibilitou essas ações em Saúde que antes eram oferecidas apenas nos grandes centros do país.
“Hoje, no Acre, possibilitamos procedimentos neurológicos, cardiológicos e de transplantes. Poderia citar outro procedimento que é feito em Cruzeiro do Sul, que é a cirurgia buco-maxilar. A minha esposa foi salva pela equipe do SUS. Ela teve um AVC hemorrágico, ia morrer em poucas horas se não houvesse um procedimento cirúrgico porque a pressão intracraniana subia a uma velocidade muito rápida. No caso dela, graças a uma intervenção rápida do médico Ivan Ortiz e sua equipe hoje ela está convivendo entre nós e retomando devagarzinho as suas atividades”, disse Daniel Zen ao comentar o drama familiar.