Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Morre aos 87 anos, Wildy Viana, pai do governador Tião Viana, e do senador Jorge Viana

 O ex-deputado federal Wildy Viana, pai do governador Tião Viana, e do senador Jorge Viana, ambos do PT, faleceu no início da tarde de segunda-feira, 13. Internado desde a última quarta-feira, 8, o patriarca da família Viana chegou ao hospital com princípio de insuficiência respiratória e depois foi diagnosticado com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Ele chegou a ser submetido a sessões de radioterapia, porém seu estado de saúde piorou na manhã de ontem e veio a óbito.

Em nota, os irmãos Viana (Tião, Jorge e Silvia) destacaram que o pai ‘deu as maiores lições de honra, humildade, trabalho e amor ao Acre’. “Nós, filhos, informamos que nosso pai, Wildy Viana das Neves, acaba de falecer. Podemos dizer que o amamos e que ele fez tudo por nós. Nos deu as maiores lições de honra, humildade, trabalho e amor ao Acre. Obrigado aos tantos amigos que ele construiu todos os dias da sua vida. Nós, filhos, nossa mãe, Sílvia, e familiares pedimos o acolhimento de Deus”.

O governo do Acre decretou luto oficial de três dias em homenagem à memória do ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-vereador de Rio Branco.

O corpo de seu Wildy Viana Neves está sendo velado no Palácio de Rio Branco, sede simbólica do governo do Acre.

QUEM FOI WILDY VIANA?

Seu Wildy Viana das Neves, filho de Virgílio Viana das Neves e de Sebastiana Lopes Viana, nasceu em Brasileia em 26 de abril de 1929. Radiotelegrafista por profissão, ele iniciou sua carreira política como vereador na cidade de Rio Branco, em 1963, pela UDN, antiga União Democrática Nacional, e com a outorga do bipartidarismo pelo Ato Institucional Número Dois baixado pelos militares em 1965, optou pela ARENA, a Aliança Renovadora Nacional.

Foi eleito presidente da Câmara Municipal de Rio Branco em janeiro de 1966 e assumiu a prefeitura após a cassação de Aníbal Miranda. Depois, deixou o cargo em julho em razão do pleito de outubro quando foi eleito deputado estadual pela ARENA reelegendo-se em 1970 e 1974.

Em 1º de setembro de 1978, seu cunhado, Joaquim Macedo, foi confirmado governador do Acre após indicação do presidente Ernesto Geisel e, em novembro, Wildy Viana foi eleito deputado federal e reeleito pelo PDS em 1982.

Era casado há 58 anos com Sílvia Falcão Macedo das Neves com quem teve quatro filhos: Jorge Viana, atualmente senador, Sebastião Viana, governador do Acre, Silvia Helena e Wildy Viana Neves Filho (este último já falecido).

Sair da versão mobile