O Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre (Sisp) revelou que 269 pessoas foram presas e mais de 300 armas e 618 munições foram apreendidas nos três primeiros meses deste ano em Rio Branco. Os dados foram divulgados durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 29.
O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, explica que os números são resultado de várias operações da Segurança Pública, que inclusive tiveram reforço do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Farias destacou que as ações contribuíram com a redução de 32% no número de roubos na capital acreana, assim como em outros municípios. “Tivemos uma redução de 80% de roubos em Tarauacá. No bairro Universitário foi de 48%. Essa é uma situação que vai se afirmar e aumentar”.
O Estado deve reutilizar e distribuir as armas apreendidas entre as polícias Militar e Civil. “Já estamos fazendo aproveitamentos. Estamos em tratativas com o Poder Judiciário”, acrescentou o secretário.
Ainda segundo o secretário, as ações da Segurança também reduziram os homicídios registrados devido à briga entre facções criminosas. Ele garante que a polícia está na rua para controlar essa situação. “Já estamos enxergando o recuo desse tipo de ação”.